O mercado da restauração é um dos setores mais sólidos da economia – os consumidores nunca vão deixar de marcar uma mesa num restaurante quando procuram convívio, relaxamento, uma boa conversa e uma deliciosa refeição. Em 2021, o setor da restauração faturou 3,5 mil milhões de euros, revela uma análise da Informa D&B. Dito isto, como dono de um restaurante ou bar, como podes utilizar o marketing digital para trazer mais clientes para o teu restaurante, e competir num mercado tão populoso e saturado?
Apesar da posição robusta do setor, a restauração apresenta algumas dificuldades de sobrevivência no médio/longo prazo do negócio. Por outro lado, se conseguires atrair a quantidade certa de clientes para a capacidade do teu restaurante, é um ótimo modelo de negócio.
Neste artigo vou explicar qual é a melhor forma de atrair um maior número de clientes para o teu restaurante!
Como atrair clientes para o teu estabelecimento?
Atrair clientes para o teu restaurante tem muito a ver com a qualidade da comida que ofereces, do serviço que proporcionas e o ambiente em que te inseres. Realçar todos estes fatores na tua estratégia de marketing para redes sociais, por exemplo, pode ser uma excelente tática para implementar.
Existem inúmeras táticas e estratégias que podes implementar para evoluir a tua marca e presença online, de forma a conseguires competir no ambiente digital e tornares-te uma opção mais prevalente para quem procura onde almoçar. Neste artigo vou explicar qual é a melhor forma de atrair um maior número de clientes para o teu restaurante!
- Promover o teu SEO Local
Quantos de nós já não foram ao Google pesquisar um restaurante para almoçar ou jantar? Trabalhar táticas de otimização para os motores de pesquisa locais pode impulsionar o teu restaurante para os primeiros lugares nos resultados do Google e ajudar-te a ser encontrado por aqueles clientes que começam a sua procura por restaurantes ou bares com uma pesquisa online!
Algumas táticas que podes colocar em prática:
- Desenvolver o teu Google MyBusiness, com descrições completas e avaliações
- Desenvolver uma presença em plataformas de avaliações como o TripAdvisor
- Ter o website construído e otimizado por profissionais
- Criar um blog com informação sobre a culinária do restaurante
- Tornar o teu website apelativo
O teu website é a verdadeira cara online da tua marca. Enquanto que o teu espaço físico e a qualidade do teu produto e serviço devem ser a prioridade, o teu website vai ser o primeiro encontro de muitos clientes com a tua marca. É lá que os teus potenciais clientes vão ter um primeiro contacto e assim, construir a sua primeira imagem de que tipo de restaurante tens, e o que ofereces.
Por isso, torna-se importante ter um website bem construído e profissional, que cause uma primeira impressão positiva. O teu website deve incluir detalhes do teu restaurante (como localização e contactos), informação sobre a tua marca e valores, avaliações de clientes, assim como um menu detalhado e construído estrategicamente, que permita aos teus clientes escolher os seus itens favoritos, e mais facilmente acabar por marcar uma mesa (um sistema de reservas online também ajuda).
- Fazer marketing nas redes sociais
Reconhecimento de marca, na era digital em que vivemos, passa muito pela presença nas redes sociais. É essencial numa primeira fase saber quem é o seu cliente e de seguida descobrir quais as redes sociais em que está presente. O Facebook, Instagram, TikTok e Youtube são todas plataformas excelentes para expandir o alcance da tua marca.
Independentemente das redes sociais que mais se enquadrem com o público do teu restaurante, deves construir um portfólio visual que apele aos sentidos dos teus seguidores – as pessoas comem com os olhos! A nossa dica: investe em fotos e vídeos de alta qualidade.
Campanhas nas redes sociais também são uma ótima forma de interagir com os teus seguidores e clientela: Giveaways, mensagens promocionais, conteúdo gerado por utilizadores, testemunhos de clientes e fotografia/vídeo promocional. Todo este tipo de post pode-te ajudar a manter o interesse dos teus seguidores, assim como a alcançar novos potenciais clientes que ainda não conheciam o teu negócio!
- Chamar Influencers!
Uma tática que funciona perfeitamente com o teu tipo de negócio é o uso de influencers. Chamar influencers para experimentar o teu serviço, tipicamente oferecendo a refeição, pode fazer com que estes te recomendem para as suas audiências, o que te ajuda a criar buzz e interesse em redor do teu restaurante/bar.
É importante que escolhas bem os influencers que patrocinas, de forma a que as suas audiências (e os seus interesses) se alinhem com o público que queres atingir e com os valores do teu negócio.
- Desenvolver uma estratégia de Email Marketing
Muitos negócios esquecem-se de incluir o Email Marketing nas suas estratégias de marketing digital, maioritariamente devido á sua complexidade de implementação e manutenção.
Para restaurantes, Email Marketing pode servir para dar atualizações à sua clientela, na forma de adições ao menu, conquistas do restaurante, ofertas promocionais e mais conteúdo valioso que pode incentivar os teus clientes passados a tornarem-se clientes regulares.
Encontrar a tua maneira única de transmitir a personalidade e valor do teu restaurante ou bar aos teus clientes é a melhor forma de garantir que consegues competir num mercado tão populoso e competitivo.
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