5 Estratégias de Marketing Digital para Restaurantes e Bares

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Descobre como podes aplicar estas táticas de marketing digital para crescer as vendas do teu restaurante ou bar.

O mercado da restauração é um dos setores mais sólidos da economia – os consumidores nunca vão deixar de marcar uma mesa num restaurante quando procuram convívio, relaxamento, uma boa conversa e uma deliciosa refeição. Em 2021, o setor da restauração faturou 3,5 mil milhões de euros, revela uma análise da Informa D&B. Dito isto, como dono de um restaurante ou bar, como podes utilizar o marketing digital para trazer mais clientes para o teu restaurante, e competir num mercado tão populoso e saturado?

Apesar da posição robusta do setor, a restauração apresenta algumas dificuldades de sobrevivência no médio/longo prazo do negócio. Por outro lado, se conseguires atrair a quantidade certa de clientes para a capacidade do teu restaurante, é um ótimo modelo de negócio.

Neste artigo vou explicar qual é a melhor forma de atrair um maior número de clientes para o teu restaurante!

Como atrair clientes para o teu estabelecimento?

Atrair clientes para o teu restaurante tem muito a ver com a qualidade da comida que ofereces, do serviço que proporcionas e o ambiente em que te inseres. Realçar todos estes fatores na tua estratégia de marketing para redes sociais, por exemplo, pode ser uma excelente tática para implementar.

Existem inúmeras táticas e estratégias que podes implementar para evoluir a tua marca e presença online, de forma a conseguires competir no ambiente digital e tornares-te uma opção mais prevalente para quem procura onde almoçar. Neste artigo vou explicar qual é a melhor forma de atrair um maior número de clientes para o teu restaurante!

  1. Promover o teu SEO Local

Quantos de nós já não foram ao Google pesquisar um restaurante para almoçar ou jantar? Trabalhar táticas de otimização para os motores de pesquisa locais pode impulsionar o teu restaurante para os primeiros lugares nos resultados do Google e ajudar-te a ser encontrado por aqueles clientes que começam a sua procura por restaurantes ou bares com uma pesquisa online! 

Algumas táticas que podes colocar em prática:

  • Desenvolver o teu Google MyBusiness, com descrições completas e avaliações
  • Desenvolver uma presença em plataformas de avaliações como o TripAdvisor
  • Ter o website construído e otimizado por profissionais
  • Criar um blog com informação sobre a culinária do restaurante
  1. Tornar o teu website apelativo

O teu website é a verdadeira cara online da tua marca. Enquanto que o teu espaço físico e a qualidade do teu produto e serviço devem ser a prioridade, o teu website vai ser o primeiro encontro de muitos clientes com a tua marca. É lá que os teus potenciais clientes vão ter um primeiro contacto e assim, construir a sua primeira imagem de que tipo de restaurante tens, e o que ofereces. 

Por isso, torna-se importante ter um website bem construído e profissional, que cause uma primeira impressão positiva. O teu website deve incluir detalhes do teu restaurante (como localização e contactos), informação sobre a tua marca e valores, avaliações de clientes, assim como um menu detalhado e construído estrategicamente, que permita aos teus clientes escolher os seus itens favoritos, e mais facilmente acabar por marcar uma mesa (um sistema de reservas online também ajuda).

  1. Fazer marketing nas redes sociais

Reconhecimento de marca, na era digital em que vivemos, passa muito pela presença nas redes sociais. É essencial numa primeira fase saber quem é o seu cliente e de seguida descobrir quais as redes sociais em que está presente. O Facebook, Instagram, TikTok e Youtube são todas plataformas excelentes para expandir o alcance da tua marca.

Independentemente das redes sociais que mais se enquadrem com o público do teu restaurante, deves construir um portfólio visual que apele aos sentidos dos teus seguidores – as pessoas comem com os olhos! A nossa dica: investe em fotos e vídeos de alta qualidade.

Campanhas nas redes sociais também são uma ótima forma de interagir com os teus seguidores e clientela: Giveaways, mensagens promocionais, conteúdo gerado por utilizadores, testemunhos de clientes e fotografia/vídeo promocional. Todo este tipo de post pode-te ajudar a manter o interesse dos teus seguidores, assim como a alcançar novos potenciais clientes que ainda não conheciam o teu negócio!

  1. Chamar Influencers!

Uma tática que funciona perfeitamente com o teu tipo de negócio é o uso de influencers. Chamar influencers para experimentar o teu serviço, tipicamente oferecendo a refeição, pode fazer com que estes te recomendem para as suas audiências, o que te ajuda a criar buzz e interesse em redor do teu restaurante/bar. 

É importante que escolhas bem os influencers que patrocinas, de forma a que as suas audiências (e os seus interesses) se alinhem com o público que queres atingir e com os valores do teu negócio.

  1. Desenvolver uma estratégia de Email Marketing

Muitos negócios esquecem-se de incluir o Email Marketing nas suas estratégias de marketing digital, maioritariamente devido á sua complexidade de implementação e manutenção. 

Para restaurantes, Email Marketing pode servir para dar atualizações à sua clientela, na forma de adições ao menu, conquistas do restaurante, ofertas promocionais e mais conteúdo valioso que pode incentivar os teus clientes passados a tornarem-se clientes regulares. 

Encontrar a tua maneira única de transmitir a personalidade e valor do teu restaurante ou bar aos teus clientes é a melhor forma de garantir que consegues competir num mercado tão populoso e competitivo. 

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