7 Formas Eficazes de Impulsionar as suas Vendas de Imobiliário com Ferramentas de Marketing Digital

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O futuro do mercado imobiliário está no marketing digital, e os resultados provam-no.

Não é novidade que a compra de um imóvel é um processo onde geralmente o comprador realiza imensa pesquisa antes de requisitar uma visita.

É por isto que marketing digital para agências de imobiliário está em forte crescimento, e é previsto que continue a aumentar em importância.

A Internet mudou tudo, e o mercado imobiliário não é diferente. A atenção das pessoas tem transitado cada vez mais para o online, o que torna cada vez mais desafiante comunicar através de anúncios no jornal, distribuindo panfletos ou arrendando outdoors promocionais. Se queres realmente competir neste mercado, deves investir em otimizar o teu marketing digital.

Neste artigo, vais ficar a conhecer 7 táticas que podes utilizar para melhorar o marketing digital da tua agência ou atividade imobiliária, crescer a tua base de dados, aumentar a quantidade de leads (contactos) e conversões, assim como evoluir a perceção da tua marca nas redes sociais.

Quem é a tua audiência?

Antes de mais, o primeiro passo é descobrir quem é a tua audiência-alvo. Ao segmentar a tua audiência, consegues produzir conteúdo mais relevante para essas pessoas. Ao adotar uma comunicação geral, que tente agradar a todo o tipo de pessoas, vai ser ignorado e abafado por concorrentes que realmente entendem e comunicam com eficácia para os seus nichos.

Que canais deves utilizar?

Se possível, todos. Ter uma estratégia omni-presente é essencial no ambiente digital atual, para poderes encontrar os teus clientes onde quer que eles se encontrem. 

No entanto, é importante que ajustes a tua comunicação para cada um dos canais, especialmente nas redes sociais – o que funciona no Facebook pode não funcionar no Tiktok.

7 maneiras de aumentar vendas de imobiliário com marketing digital

  1. Criar um Website acessível e intuitivo

O teu negócio pode estar a perder clientes por ter um website lento, pouco intuitivo ou que não funcione bem em telemóvel. Websites de imobiliário têm tendência a ser caóticos, com grandes quantidades de links e fotografias, causando imensos problemas de usabilidade. 

Por isso, é importante definir uma estratégia de SEO (Otimização para os motores de pesquisa), de forma a construir um website acessível com conteúdo relevante e útil, que atraia potenciais clientes. 

  1. Criar campanhas de Email Marketing

Email Marketing é várias vezes desvalorizado no marketing digital. No entanto, este funciona muito bem e tem um retorno alto no investimento. Campanhas de Email Marketing são das estratégias mais duradouras e eficazes no que toca à nutrição de leads pelo funil de marketing.

Por muito que te foques na geração de leads, se não fizeres o acompanhamento das mesmas (com emails automatizados), vais contribuir para uma diminuição da tua taxa de conversão. Com automatizações de email, usando plataformas como o MailChimp, consegues manter-te presente na mente dos teus potenciais clientes, e aumentar as chances de os converter.

  1. Utilizar anúncios do Google

Anúncios no Google são uma forma eficiente de gerar novas leads, através de anúncios personalizados. Funciona de forma bastante simples – pagas por cada vez que o teu anúncio for clicado. Isto permite-te testar diferentes tipos de anúncios, avaliar a sua eficácia, e pagar apenas pelo que funcionar.

Pesquisa Paga atrai leads mais rapidamente do que SEO, e permite-te adquirir tráfego qualificado imediatamente.

  1. Definir uma estratégia de redes sociais

As redes sociais transformaram o mercado imobiliário, introduzindo a possibilidade de conectar de forma ilimitada com potenciais clientes. Nelas, consegues construir a tua marca, fornecer informação valiosa e conectar diretamente com seguidores para promover uma imagem positiva da tua marca.

As redes mais utilizadas por corretores de imóveis são o Facebook, Instagram e LinkedIn. Nestas plataformas, consegues divulgar novas angariações, realçar as tuas transações bem sucedidas, assim como demonstrar provas do teu serviço excelente.

  1. Trabalhar a Otimização para Motores de Pesquisa – SEO

Tendo em conta que a maioria das pessoas começará a sua pesquisa por imóveis com uma pesquisa no Google, o SEO torna-se uma ferramenta importante na estratégia digital de qualquer negócio imobiliário.

SEO é a única forma de impulsionar a posição do teu website nos resultados de pesquisa orgânicos. 

O conteúdo do teu website deve ser maioritariamente virado para o SEO Local, sendo que a maioria dos potenciais clientes vão pesquisar por imóveis ou serviços imobiliários na sua zona. Caso decidas não trabalhar o SEO do teu website, corres o risco de não capturar muitas das leads que começam a sua jornada de compra com uma pesquisa no Google.

  1. Utilizar Conteúdo Visual (Video)

Por muito fundamental que sejam as fotografias dos teus imóveis, estas não conseguem capturar toda a dimensão e característica de cada propriedade – numa fotografia não consegues transmitir a qualidade da luz, o caráter das vizinhanças, assim como outros pormenores que fazem a diferença.

O vídeo está a revolucionar o mercado imobiliário. Muitos profissionais na área declaram que o marketing de vídeo está a tomar uma posição prevalente nas suas estratégias, ajudando das seguintes formas:

  • A explicar os detalhes claramente
  • A poupar tempo, sendo que o video transmite muito do que normalmente teria de ser falado/mostrado
  • A transmitir melhor o valor do imóvel
  • A gerar vendas mais rapidamente e a criar uma conexão pessoal
  1. Gerir a reputação online através de avaliações

A presença online do teu negócio é o teu Curriculum Vitae, que está constantemente a ser atualizado. Cada avaliação que recebes através do Facebook, Google, Instagram, Website, ou a tua plataforma de mediação imobiliária pode fazer a diferença em fechar uma venda ou não. 

A maioria dos consumidores fazem uma pesquisa cuidadosa antes de falar com um agente. Se queres que o nome do teu negócio seja aquele que aparece como autêntico e original, deves gerir bem a tua reputação online, adquirindo avaliações de clientes satisfeitos, e garantindo um bom serviço ao cliente.

Porquê que Marketing Digital é importante para empresas no imobiliário?

Aqui estão alguns dos factos:

  • Marketing de conteúdo gera cerca de 3 vezes mais leads em comparação com outros métodos de marketing tradicional
  • Pequenos negócios que trabalham um blog conseguem mais crescimento do que aqueles que não o fazem
  • Marcas com bom marketing digital conseguem taxas de conversão 6 vezes mais elevadas do que marcas que não o trabalham

Está mais que provado que marketing digital é um ativo fundamental para agentes ou agências de imobiliário se tornarem competitivas, criarem notoriedade de marca e estabelecer prova social. Para além disso, a produção de conteúdo em vídeo (vídeo marketing) pode ajudar corretores a conseguirem mais contatos, assim como acelerar o processo de compra.

Como te podemos ajudar?

Investir em marketing digital é um passo importante para qualquer empresa que queira crescer e competir num mercado que se mostra cada vez mais digital. Cada dia que passa em que não estás presente online, estás a perder potenciais clientes que acabam por ir ter com os teus concorrentes com presença online. No entanto, confiar o branding da tua empresa a uma entidade externa pode ser assustador. Por isso, é importante que avalies bem as tuas opções e escolhas uma agência de confiança que vá de encontro com as tuas necessidades.

Na Strive, não pretendemos ser apenas uma agência de marketing digital, fazemos de tudo para agir como uma extensão do teu departamento de marketing, e da tua equipa.

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